Defeitos Sensoriais de Vinhos - Origem e reconhecimento – Nível II
01-12-2007
Christophe Gerland – Intellioeno
Objectivos:

• Aprofundar os conhecimentos sobre certos defeitos sensoriais (aromáticos e gustativos) apreendidos na formação nível 1.

Destinatários:

Produtores, quadros técnicos ligados à produção vitivinícola, jornalistas, gestores de mercado, técnicos comerciais e outros interessados.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
Análise Sensorial da Uva. Módulo I - Metodologia
Giuliano Boni - Vinideanet
O ICV (Institut Coopératif du Vin, Montpellier) desenvolveu um método de análise sensorial de uvas, que complementa a análise físico-química:
Permite, de forma fácil e prática, avaliar as características do desenvolvimento do bago de uva, o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e a quantidade e qualidade dos polifenois, assim como a sua localização. Identifica desequilíbrios do grau de maturação de diversos componentes da uva, salientando situações de stress da vinha que ajudam a determinar o momento ideal da vindima. Quantifica cada um dos parâmetros com a ajuda de uma ficha analítica, que permite comparar os resultados obtidos em diferentes dias, períodos ou anos. Com a aplicação desta metodologia, o enólogo e o viticultor podem valorizar de forma optimizada a sua matéria-prima através da relação objectivo-produto definido. A ASU permite-nos obter informações importantes que nenhuma análise clássica nos daria.<
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
A REGA NA VINHA – ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE MONITORIZAÇÃO
11 e 12 de Junho de 2007
Hernán OJEDA - INRA, Montpellier
Enquadramento:

• A rega na vinha continua a ser um dos temas com maior actualidade e interesse no âmbito da nossa vitivinicultura, reforçado agora, no nosso contexto mediterrânico, pelas alterações climáticas. O desenvolvimento do conhecimento e domínio de métodos e técnicas para a melhor utilização da irrigação é imprescindível, porque fundamental para atingir de forma constante os objectivos de produção
• Hernán OJEDA, não só tem contribuído com as suas publicações e trabalhos científicos para o desenvolvimento do conhecimento na área da rega da vinha, como tem uma visão global das diferentes estratégias de irrigação e métodos de monitorização de rega usados em vários países. Dos métodos mais sofisticados ao balanço hídrico mais ou menos simplificado, cada produtor deve saber escolher o método que melhor cumpre o seu objectivo, para optimizar uma prática cada vez mais indissociada de uma viticultura de qualidade

Destinatários:

Produtores, quadros técnicos ligados à produção vitivinícola e outros interessados.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
Análise sensorial da uva. Módulo I - Metodologia
Giuliano Boni - Vinideanet
Este é um método que complementa a análise fisico-química e permite avaliar as características do bago de uva, o seu equilíbrio em ácidos, o potencial aromático e quantidade e qualidade de polifenois"
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
Defeitos Sensoriais de Vinhos - Origem e reconhecimento - Nível I (2ª Edição)
19 e 20 de Abril de 2007
Christophe Gerland – Intellioeno
Objectivos:

• Formar os participantes sobre os principais defeitos sensoriais dos vinhos. Por cada defeito descrito, será apresentada a sua natureza, o seu impacto sensorial, os mecanismos de aparecimento e a sua evolução, assim como os meios que permitem prevenir ou eliminar este tipo de desvios.
• Discussão ao longo da análise sensorial (formador + alunos) de modo a identificar os vinhos contaminados e memorizar os efeitos sensoriais destas alterações nos vinhos (vinhos contaminados artificialmente na sua maioria, mas também vinhos alterados naturalmente).

Destinatários:

Produtores, quadros técnicos ligados à produção vitivinícola, jornalistas, market managers, técnicos comerciais e outros interessados.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
Gestão de microrganismos: da vinha ao vinho
09-03-2007
Charles Edwards, M.Malfeito Ferreira e José Leal Ferreira
As consequências dos diferentes microrganismos, que decorrem do processamento das uvas até à adega e dos diversos processos tecnológicos de vinificação (...)
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
[ p1  -  p2  -  p3  -  p4  -  p5  -  p6  -  p7  -  p8  -  p9  -  p10  -  p11  -  p12  -  p13  -  p14  -  p15  -  p16  -  p17 ]