COMPREENDER E INTERPRETAR AS ANÁLISES DE MONITORIZAÇÃO DA MATURAÇÃO DAS UVAS
02 junho 2017 - Vila Real | 05 junho 2017 - Lisboa
Jacques Rousseau, ICV
-Conhecer a composição da uva e a sua evolução durante a maturação. -Estabelecer e gerir a monitorização da maturação na vinha. -Compreender e interpretar as análises de maturação. -Saber classificar as parcelas e decidir a data de vindima através das análises.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
REDUZIR E GERIR SO2 VINIFICAÇÃO E ESTÁGIO NOVAS FERRAMENTAS DE ABORDAGEM PRÁTICA
02 maio 2017 - Lisboa | 03 maio 2017 - Vila Real
Florent Touzet, ICV
- Atualização do conhecimento sobre o SO2 e os elementos que interferem na fração livre e molecular. - Adaptar ou modificar as práticas para reduzir as adições. - Descobrir alternativas, vantagens e limitações.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
ENOFORUM 2017 Viagem Itália
De 15 a 21 de maio 2017
Aproveitando a décima edição do Enoforum, a “versão italiana” do infowine.forum, a VINIDEAs organiza uma viagem de estudo em parceria com VinideaNet para participação de enólogos de Portugal e Espanha dando a conhecer os grandes vinhos de Itália, produzidos de castas autóctones.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
DEFEITOS SENSORIAIS DO VINHO 14ª edição
4 abril 2017 | Lisboa e 6 abril 2017 | Vila Real
Giuliano Boni, VINIDEA Itália
Ao longo da formação serão provados vinhos (contaminados por moléculas), permitindo uma atualização do conhecimento (...) Por cada defeito, será apresentada a sua origem, impacto sensorial, mecanismo de aparecimento e evolução, assim como os meios que permitem prevenir ou eliminar cada tipo de desvio.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
WINE FLAVOURS 7ª edição
4 abril 2017 | Lisboa e 6 abril 2017 | Vila Real
Giuliano Boni, VINIDEA Itália
Moléculas aromáticas do vinho e Formação de aromas [DA VINHA À ADEGA] Fatores determinantes. O curso prático “Wine Flavours”, Análise Sensorial do Vinho, é baseado no trabalho de investigação de Vicente Ferreira González ao longo de 20 anos e da sua investigação sobre as interações entre as moléculas aromáticas.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
Ciclo Formativo, Qualidade das Uvas: MEDIR A QUALIDADE DAS UVAS POR VISÃO NUMÉRICA
06 e 07 março 2017 | Vila Real e Lisboa
Jacques Rousseau, ICV (com TRADUÇÃO CONSECUTIVA)
Avaliar o potencial qualitativo das vinhas, acompanhar a maturação das uvas, medir a qualidade das uvas na receção da adega: quais as tecnologias atualmente disponíveis? Quais as ferramentas do futuro e as perspetivas de desenvolvimento? Saber escolher os equipamentos tecnológicos. Saber implementar os métodos.
Consultar programa...
 
 
Programa
Objetivos
[ p1  -  p2  -  p3  -  p4  -  p5  -  p6  -  p7  -  p8  -  p9  -  p10  -  p11 ]